segunda-feira, 14 de março de 2011

Com os dedos e o coração, pedagoga ‘vê’ desfile da Rosas


A pedagoga Ana Cláudia Domingos, 41 anos, perdeu a visão há quatro anos, devido a uma doença degenerativa. Ao lado de outros 14 deficientes visuais, a experiência foi possibilitada por um projeto da prefeitura em parceria com a Fundação Dorina Nowill e o complexo Educacional FMU, realizado este ano.
Eles acompanharam o desfile da Rosas de Ouro, de um camarote no Anhembi. A passagem da escola foi narrada e transmitida pelas caixas de som do local. Além dessa narração, o projeto ainda construiu, para que tateassem, uma maquete idêntica ao principal carro alegórico da escola, um dragão de 14 metros de altura, ovacionado na avenida.
Conforme as alas passavam, os participantes do projeto recebiam nas mãos as bonecas que trajavam fantasias iguais às usadas no desfile, com os mesmos tecidos e a mesma riqueza de detalhes.
Camilla Harume 31, também estreante no sambódromo, e seu namorado Anderson Farias 32, ambos deficientes visuais, aprovaram. “Foi uma ótima forma de nos incluir na festa”, disse ele.
BEDINELLI, Talita. Com os dedos e o coração, pedagoga “vê” desfile da Rosas. Folha de São Paulo, são Paulo, p. 1C, 6 mar. 2011.


Post do Grupo: Eliete, Elisete, Margarida, Maria José


 
Licença Creative Commons
A obra De^Passagem de Blog foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em passagemparatodos.blogspot.com.