sábado, 7 de maio de 2011

Um "Projeto Genoma" da CULTURA


Um grupo de pesquisadores da Universidade de Harvad pretende mapear o impacto que os conceitos, idéias e expressões tiveram na cultura mundial ao longo dos últimos 500ano. Para isso, eles criaram um método de análise quantitativa de dados, desenvolvido especificamente para o campo da cultura. A ferramenta foi bartizada de Culturomics e está disponível no site do Google (www.http://ngrams.googlelabs.com). 
Por meio desse mecanismo é possível avaliar o impacto das duas guerras mundiais em diversas partes, identificar quando o conceito de América-Latina  passou a ser usado, entre muitos outros termos levantados.
O banco de dados para pesquisa reúne 4% de todos os livros que foram publicados entre 1.500 e 2000, incluindo obras em inglês,francês, espanhol, alemão, russo, chinês e hebraico, assim como manuscritos, mapas e periódicos. As palavras fornecidas estão em torno de 500 bilhoes e os livros que foramm consultados para esse projeto, estão em 40 bibliotecas universitárias do mundo. É possivel ainda avaliar no Culturomics, o quanto tempo dura a fama de pessoas ilustres e comparar a trajetória de famosos do século  XIX e XX e concluíram que ela se inicia mais cedo e cresce rapidamente. Assim, pode-se observar o quanto a censura nazista interfere no gráfico da fama do pintor Mar Chagall, que para os ingleses o pico surge em1910 e no gráfico em alemão, a popularidade do artista sofre uma queda entre 1936 e 1944. Enfim, mais uma curiosidade voltada para a cultura.

Um  "Projeto Genoma" da cultura. História viva, São Paulo, ano 8, n. 90, p.14, 2011.


Post do grupo: Eliete, Elisete, Margarida, Maria José

Link relacionado: 

www.historiaviva.com.br
 
Licença Creative Commons
A obra De^Passagem de Blog foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em passagemparatodos.blogspot.com.