segunda-feira, 18 de abril de 2011

Inclusão de estudantes com deficiências


O número de alunos com deficiência matriculados em turmas regulares de escolas públicas aumentou 493%. Segundo Cláudia Dutra, secretária da Educação Especial do Ministério da Educação, os dados positivos são resultados de uma política de inclusão, uma conquista que representa um amplo processo de mobilização educacional. Portanto, o foco passa a ser à acessibilidade e não a deficiência do estudante.

Link relacionado:

http://www.planetauniversitario.com/index.php?option=com_content&view=article&id=21590:cresce-inclusao-de-estudantes-com-deficiencia-em-sala-comum&catid=27:notas-do-campus&Itemid=73

Acessibilidade, onde ela está?


Antônia sofreu um acidente e começou a sentir o mundo de uma forma diferente, logo percebeu o quanto as cidades, e muitas pessoas, não estão preparadas para lidar com aquelas que possuem alguma deficiência.

A cidade não está preparada, mas será que a área educacional tem uma postura diferente, perante as dificuldades destas pessoas? São milhares de pessoas em situação idêntica à de Antônia, mas quantas frequentam uma bilbioteca ou mesmo uma sala de aula? O que estas instituições têm para lhes oferecer?

Deixo estas questões para que o público nos dê uma ideia sobre o quem tem visto neste sentido....

Post  individual: Margarida Fernandes

Links relacionados:

http://www.superesportes.com.br/app/19,66/2011/03/19/noticia_maisesportes,15663/brasilia-tera-que-se-adaptar.shtml
 
Licença Creative Commons
A obra De^Passagem de Blog foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em passagemparatodos.blogspot.com.