quarta-feira, 1 de junho de 2011

Memorial organiza mostra com a Arte Lusófona Contemporânea


A mostra realizada na Fundação Memorial da América Latina, é uma oportunidade para a divulgação da arte contemporânea dos países que falam português, ex-colônias lusas, com as quais o Brasil tem uma grande identidade.


Arte Lusófona Contemporânea
Período: 27 de maio a 3 de julho de 2011
Abertura: 26 de maio, às 19h
Galeria Marta Traba
Fundação Memorial da América Latina
Terça a domingo, das 9h às 18h

Encontro da Palavra com a Imagem


A exposição, “Encontro da Imagem com a Palavra”, tem a parceria do IEB – Instituto de Estudos Brasileiros, da USP e comemora os 200 anos da morte Frei Veloso, nascido em Minas Gerais, que se destacou como professor de geometria, história natural e lente de retórica no Convento de São Paulo. Prestou serviços à Coroa Portuguesa e acabou sendo responsável por instaurar a Tipografia do Arco do Cego, de Lisboa.


Exposição de 10 de maio a 10 de junho de 2011
Terça a domingo, das 9h às 18h.
Idealização: Oscar D’Ambrosio
Curadoria: Altina Felício, Ângela Barbour e Maria Pinto
Curadoria Literária: Aparecida da Graça Guimarães e Marina Gugliotti Pestana
Local: Espaço expositivo Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
ENTRADA FRANCA

Link relacionado:

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Exposição Especialíssima


Entre os dias 19/05 e 22/06, o Museu do Estado do Recife apresentará a Exposição de Arte Muito Especial, com trabalhos de 23 artistas portadores de deficiência de todo o País. A mostra trará peças de videoarte, escultura, pintura, xilogravura e fotografia.






A iniciativa é do Instituto Muito especial, entidade carioca que promove socialmente e profissionalmente as pessoas com deficiência.







Post individual: Maria José

Link relacionado:

Cultura digital: da periferia para o mundo


O professor e pesquisador de comunicação e mídia, da Unesp, Marcos Tuca Américo, em entrevista a Luciane Mediato, para o Diário do ABC, diz que pensa a cultura digital como uma parte de nós mesmos, significando uma evolução, tanto no plano mental quanto na responsabilidade social, promovendo a solidariedade que está faltando no mundo real.

Tuca também não faz definições sobre essa cultura, mas a considera uma nova prática e forma de comunicação, que as novas tecnologias possibilitam. Além disso, segundo seu conceito, antes se considerava arte, apenas as obras físicas, como “as músicas e partituras, pinturas e quadros, literatura e livros”, mas no entanto, com a tecnologia mudou-se a plataforma usada pelos artistas.

Assim, a estrutura das obras virtuais podem ser apresentadas  em outros meios, cuja digitalização inclui no seu conceito qualquer forma de arte, em que as  unidades possam ser manipuladas eletronicamente, como no caso do cinema, rádio, televisão, imagem digital, música, web art e web design.

 "Com a cultura digital é possível levar e transmitir arte de qualquer lugar do mundo. As pessoas das periferias brasileiras podem mostrar para os moradores da Inglaterra o trabalho CF51underground/CF do DJ da comunidade."

Segundo Tuca, neste universo de conhecimento e de trabalhos digitais, incluem-se os softwares livres, que permitem uma construção coletiva, uma liberdade do ponto de vista técnico, moral e ético, e cuja questão mais urgente da cultura digital no Brasil é a reforma na legislação de direitos autorais.

Em suma, para Tuca, essa mudança funciona como um auxílio aos criadores e artistas que conseguirem expressar a sua criatividade e  dessa forma vão distribuí-la nesse ambiente com menos restrições, em termos legais, e assegurar à sociedade um equilíbrio "de direitos de acesso".

Post individual: Margarida Fernandes

Link relacionado:

http://www.dgabc.com.br/News/5884412/cultura-digital.aspx

terça-feira, 10 de maio de 2011

Festa Literária

...

Do dia 11 a 15/05, ocorrerá a 3ª edição da Festa Literária de Pirenópolis, GO, cujo objetivo é promover as pessoas através da leitura. Haverá uma homenagem à poetisa Cora Coralina, e também contará com a presença de escritores da própria cidade, de Brasília, de Belo Horizonte  e do  Rio de Janeiro. 

A programação é inteiramente gratuita e inclui apresentações teatrais, musicais, saraus, contadores de história e bate-papos, nos vários espaços da cidade, como no Theatro de Pirenópolis, no Museu Divino, no Cine, etc.



Post individual: Elisete

Link relacionado:

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Deus olhai o povo da periferia


“Deus olhai o meu povo da periferia.
É tanta gente triste nessa cidade,
É tanta desigualdade desse outro lado da cidade,
Mas eu tenho fé, eu tenho fé eu acredito em Deus,
Olhai por esses filhos teus,
Senhor.
Ó pai senhor olhai o meu povo sofrido da
Periferia
." (Povo da Periferia. Ndee Naldinho)

Esse Rap retrata a visão de um jovem que cresceu num bairro periférico de São Paulo, podemos observar em notíciários de TV que essa mesma história se repete em várias cidades do Brasil. As pessoas saem cedo para trabalhar com esperança de dias melhores, essa esperança não é aquela da Mega Sena, e sim a de ter o que comer no dia seguinte, de poder comprar o remédio que o SUS não disponibiliza, de não ver seus filhos na cadeia. Sem ter a quem recorrer e cansada de saber que a única coisa que podemos esperar da política brasileira é a corrupção, os pedidos de ajuda são feitos através de preces a Deus, e a esperança nesse momento se transforma em fé.

Post individual: Eliete Marques

Link relacionado:

http://www.vagalume.com.br/ndee-naldinho/povo-da-periferia.html

Agenda Cultura da Periferia


A Ação Educativa é uma organização não governamental sem fins lucrativos que desenvolve e apóia projetos voltados pra a educação e juventude, por meio de pesquisas, formação, assessoria e produção de informações. . Mantém em sua sede o Espaço de Cultura e Mobilização Social, aberto ao público, que promove regularmente atividades de formação, intercâmbio e difusão cultural. No site da Ação Educativa podemos conferir os projetos e eventos que ocorrem na periferia. Veja abaixo lgumas dicas!

Hip-Hop : EnsaiAço

Ensaio livre para grupos e amantes da Cultura Hip Hop, para que possam compartilhar suas produções e trocar experiências musicais no Estúdio 1DASUL. Acontece na última sexta-feira do mês. Dia 29 (sexta-feira), a partir das 19h. Estúdio 1DASUL – Rua Grissom, 80. Capão Redondo, Zona Sul. Entrada franca. (11) 5512-7488.

A Periferia no Centro : ZAP! Batalha de Poesia

O Núcleo Bartolomeu de Depoimentos -Teatro Hip Hop desenvolve o projeto ZAP – Zona Autônoma da Palavra, um espaço dedicado à poesia falada, uma celebração da palavra. Em toda edição, com exibição de filmes, microfone aberto e a batalha de
poesia SLAM. Além do texto, é considerada a performance que não pode ultrapassar três minutos. A premiação são de vários livros. Acontece na 2ª quinta-feira do mês. Dia 14 (quinta-feira), 19h. Núcleo Bartolomeu de Depoimentos – Rua Dr. Augusto de Miranda, 786. Pompéia. Entrada franca. (11) 3803-9396 / 8343-5754.

Ação Educativa - Espaço de Cultura e Mobilização Social
Rua General Jardim, 660 - CEP 01223-010
São Paulo - SP - BRASIL
(11) 3151-2333, ramais 153, 165, 171

Post individual: Eliete Marques

Links relacionados:


http://www.acaoeducativa.org/
 

http://ensaiaco.blogspot.com

http://www.zapslam.blogspot.com

sábado, 7 de maio de 2011

Um "Projeto Genoma" da CULTURA


Um grupo de pesquisadores da Universidade de Harvad pretende mapear o impacto que os conceitos, idéias e expressões tiveram na cultura mundial ao longo dos últimos 500ano. Para isso, eles criaram um método de análise quantitativa de dados, desenvolvido especificamente para o campo da cultura. A ferramenta foi bartizada de Culturomics e está disponível no site do Google (www.http://ngrams.googlelabs.com). 
Por meio desse mecanismo é possível avaliar o impacto das duas guerras mundiais em diversas partes, identificar quando o conceito de América-Latina  passou a ser usado, entre muitos outros termos levantados.
O banco de dados para pesquisa reúne 4% de todos os livros que foram publicados entre 1.500 e 2000, incluindo obras em inglês,francês, espanhol, alemão, russo, chinês e hebraico, assim como manuscritos, mapas e periódicos. As palavras fornecidas estão em torno de 500 bilhoes e os livros que foramm consultados para esse projeto, estão em 40 bibliotecas universitárias do mundo. É possivel ainda avaliar no Culturomics, o quanto tempo dura a fama de pessoas ilustres e comparar a trajetória de famosos do século  XIX e XX e concluíram que ela se inicia mais cedo e cresce rapidamente. Assim, pode-se observar o quanto a censura nazista interfere no gráfico da fama do pintor Mar Chagall, que para os ingleses o pico surge em1910 e no gráfico em alemão, a popularidade do artista sofre uma queda entre 1936 e 1944. Enfim, mais uma curiosidade voltada para a cultura.

Um  "Projeto Genoma" da cultura. História viva, São Paulo, ano 8, n. 90, p.14, 2011.


Post do grupo: Eliete, Elisete, Margarida, Maria José

Link relacionado: 

www.historiaviva.com.br

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Evento de Acessibilidade

...


O Hotel Novo Mundo situado no Flamento, RJ, sediou no dia 04/05, o evento Câmara Técnica Indicadores de Participação Humana - Acessibilidade para a Sustentabilidade, onde reuniu 40 especialistas para debater e recolher insumos para a criação de indicadores de acessibilidade  em diversas áreas tais como: saúde, cultura, educação, etc. Também aderiu em sua estrutura essa acessibilidade, adaptando alguns apartamentos, rampas e elevadores, para que seus hóspedes especiais tivessem melhor atendimento.

Post individual: Elisete

Link relacionado:

Responsabilidade social

...

 
As crianças e os funcionários da AACD, receberam da Kraft Foods Brasil ( Lacta ) ovos de páscoa que foram entregues pelo ex-jogador Edmundo, e pelo campeão de Tae Kwon Do Diogo Silva.



Post individual: Maria José

Link relacionado:

http://www.dci.com.br/noticia.asp?id_editoria=8&id_noticia=370466

terça-feira, 3 de maio de 2011

Bullying no jardim

...
Que papelão! Ser diferente, deveria ser normal ...


 Link relacionado:

http://thaisfrota.files.wordpress.com/2011/02/3-joaninhas-rindo-de-outra-joaninha-que-tem-as-pintinhas-quadradas-em-vez-de-redondas.jpg?w=500&h=306

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Rap ensina história afro-indígena


A psicanalista Maíra Soares Ferreira da USP, em sua Dissertação de mestrado, se propôs a motivar jovens carentes quanto ao sentimento de seus valores ancestrais, pois notou que num trabalho aplicado em comemoração ao Dia do Índio, não ocorreu nenhuma lembrança, nem citação quanto aos seus ancestrais. Percebendo que gostavam de compor rimas e raps, numa clara visão, sugeriu-lhes que usassem daquilo que gostavam para contar sua própria história e a de seus antepassados.

rap

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Veículo para cadeirantes

...


Na 10ª Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech) realizada em São Paulo, foi lançado um veículo projetado para cadeirantes chamado Pratyko, idealizado por Gilberto Mesquita, João Francisco Gil, Sergio Murilo Schutz e Marcio David.
Post individual: Elisete Sato

Link relacionado:

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&section=Geral&newsID=a3288807.htm

Inclusão social

...


A Escola Estadual Penha Brasil, situado em Roraima, implantou no mês de março/2011 o projeto "Pintando para Integrar", para alunos portadores de necessidades especiais, com a finalidade de integrá-los à comunidade escolar. Idealizado e coordenado pela professora Maria da Conceição Gurgel que trabalha com pintura, aproveitou  a dica dos professores sobre a criatividade dos alunos e o gosto pelas desenhos, e assim nasceu o projeto.

Post individual: Elisete Sato

Link relacionado:

terça-feira, 26 de abril de 2011

Cultura, centro, periferia ...


Dia da prova de Ação Cultural, uma busca por estes assuntos cultura, perferia, e  isso me fez conhecer este site "favelaeissoai", por sinal bem interessante, englobando cultura do centro, hip-hop, enfim, quase um resumo destes temas da sala de aula, que estão em alta no  momento. Apesar disso, algo me chamou a atençao, não só neste site, como na grande maioria, assim como nos Blogs, onde não se lê nada, sobre acessibilidade, na periferia, no centro, na cultura...., a não ser que isso aconteça nos sítios direcionados a essa população.
A preocupação é com os preconceitos que não podem ser vistos, percebidos, a olho nú, ou então com aqueles que estão na moda, mais ressaltados ... infelizmente os mais variados ...
Como vivem essas pessoas com necessidades especiais, nessas periferias, favelas? uma vez que é um problemão o seu acesso e inclusão a lugares considerados "melhores"?
Alguém lê tudo isso, mas quem pode saber quem são, e como são? Como diziam os antigos "o que os olhos não vem, o coração não sente" ...

Post individual: Margarida Fernandes

Link relacionado:

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Votorantim Siderurgia de Resende inaugura Projeto de Capacitação para Pessoas com Deficiência


Em parceria com a prefeitura, por meio da Superintendência Especial de Eventos e Integração, a unidade da Votorantim Siderurgia de Resende inaugura Projeto de Capacitação para Pessoas com Deficiência, para conseguir cumprir a Lei Federal 8.213/91 que estabelece 2% das vagas, de uma empresa com 100 ou mais empregados, para pessoas portadoras de deficiência.

 Link relacionado:

http://www.resende.rj.gov.br/page/noticias_detalhe.asp?cod=4895

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Inclusão de estudantes com deficiências


O número de alunos com deficiência matriculados em turmas regulares de escolas públicas aumentou 493%. Segundo Cláudia Dutra, secretária da Educação Especial do Ministério da Educação, os dados positivos são resultados de uma política de inclusão, uma conquista que representa um amplo processo de mobilização educacional. Portanto, o foco passa a ser à acessibilidade e não a deficiência do estudante.

Link relacionado:

http://www.planetauniversitario.com/index.php?option=com_content&view=article&id=21590:cresce-inclusao-de-estudantes-com-deficiencia-em-sala-comum&catid=27:notas-do-campus&Itemid=73

Acessibilidade, onde ela está?


Antônia sofreu um acidente e começou a sentir o mundo de uma forma diferente, logo percebeu o quanto as cidades, e muitas pessoas, não estão preparadas para lidar com aquelas que possuem alguma deficiência.

A cidade não está preparada, mas será que a área educacional tem uma postura diferente, perante as dificuldades destas pessoas? São milhares de pessoas em situação idêntica à de Antônia, mas quantas frequentam uma bilbioteca ou mesmo uma sala de aula? O que estas instituições têm para lhes oferecer?

Deixo estas questões para que o público nos dê uma ideia sobre o quem tem visto neste sentido....

Post  individual: Margarida Fernandes

Links relacionados:

http://www.superesportes.com.br/app/19,66/2011/03/19/noticia_maisesportes,15663/brasilia-tera-que-se-adaptar.shtml

sábado, 16 de abril de 2011

Novo portal Da Fundação Dorina Nowill

...


A Fundação Dorina Nowill  está com um novo portal para que as pessoas cegas e de baixa visão possam acessar conteúdos da melhor forma possível.




Post individual: Elisete Sato
   

Link relacionado: 
 
http://www.publishnews.com.br/telas/noticias/detalhes.aspx?id=62987http://www.publishnews.com.br/telas/noticias/detalhes.aspx?id=62987http://www.publishnews.com.br/telas/noticias/detalhes.aspx?id=62987http://www.publishnews.com.br/telas/noticias/detalhes.aspx?id=62987

sexta-feira, 15 de abril de 2011

"Praia Acessível"

...


A Prefeitura  de Guajujá está implementando um plano de acessibilidade com a colaboração de pessoas envolvidas e interessadas nessa causa.
Segundo Roberto Curi - coordenador das Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura e presidente do CMPCD, já implantaram rampas nas praias, um dos itens do programa "Praia Acessivel". No setor privado vários hotéis, pousadas e restaurantes já se adequaram às normas da NBR 9050 (da Associação Brasileira de Normas Técnicas, sobre  acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos). Esta "onda" da acessibilidade atinge todos os países, não apenas o Brasil.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Roda de leitura e contação de histórias


Linguagem dos sinais


A Fundação Volkswagen participa da Reatech e leva rodas de leitura e contação de histórias, com acompanhamento de um intérprete de libras, além de oferecer esculturas realizadas com balões, para seus visitantes.


Post individual: Margarida Fernandes

Link relacionado:

quinta-feira, 7 de abril de 2011

A Fiat Automóveis na décima edição da Reatech

 
A Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidde - Reatech - acontecerá de 14 a 17 de abril de 2011, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo
A Fiat Automóveis estará presente com seu estande de soluções em tecnologia e conforto, mostrando sua linha completa de veículos adaptados. Os visitantes poderão conhecer e interagir com essas novidades da montador, que foi uma das pioneiras, no Brasil,  a projetar veículos para portadores de necessidades especiais, com seu Programa Autonony, em 1966.

Post individual: Margarida Fernandes

Link relacionado: 

http://www.crossbrasil.com.br/2011040711693/Diversos-On-Road/a-fiat-automoveis-na-decima-edicao-da-reatech.html

quarta-feira, 6 de abril de 2011

De passagem ou De^passagem?

 
Estamos De^Passagem no planeta Terra,
mas a missão é dar passagem ao melhor
que  há dentro de nós, tarefa por vezes difícil,
devido aos preconceitos criados ao julgar, rotular e comparar:

A Bela e a fera
O Gordo e o magro
A Dama e o vagabundo
O ébano e o marfim
O RIco e o pobre

 
O difícil é perceber que essas “idéias” são a nossa imaginação, “fértil”, em ação.
Somos seres multifacetados, sofremos classificações, “defeitos” e “qualidades”.
Pertencemos ao mesmo sistema, à mesma constelação, pouco importa
ao Criador o corpo perfeito ou imperfeito, completo ou incompleto.
Como não somos, estamos em constante transformação e De^Passagem.
Importante é não esquecer o dar passagem, neste mundo  De^Passagem.
 

Post individual: Margarida Fernandes

Embora não seja uma obra de arte, foi o que escrevi ontem à noite, após chegar da faculdade.
E por falar em passagem ... click no link abaixo ...


http://www.adorocinema.com/filmes/passagem-para-india/criticas/

quarta-feira, 30 de março de 2011

Etiquetas Braille da Haco - Moda Inclusiva


A Haco produz etiquetas em Braille, como
estas da imagem ampliada, facilitando a vida
daqueles que "enxergam" pelo tato e com os 
olhos da alma.












Links relacionados:

http://www.google.com.br/imageshttp://www.google.com.br/images

http://www.haco.com.br/2008/historia.asp

Moda Inclusiva



O Brasil totaliza 30 milhões de pessoas com alguma deficiência, mas felizmente a sociedade, aos poucos, está se mobilizando para que esses cidadãos tenham mais conforto no seu dia a dia, tanto nos meios de transporte, quanto nas ruas, calçadas e incluindo a área da moda, é a chamada Moda Inclusiva.

Com o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa e Deficiência essa idéia está chegando a todos o lugares do país por meio do 3º Concurso de Moda Inclusiva com “ As inscrições  iniciadas em 21/03/2011 e que estarão encerradas às 23h59 de 15/07/2011”.

Post individual: Margarida Fernandes  

Links relacionados: 

segunda-feira, 28 de março de 2011

Jardim Botânico – Rio de Janeiro


O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um parque encantador, e devido a importância histórica, cultural, científica e paisagística, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e sua área foi definida pela UNESCO como área de Reserva da Biosfera. Sem perder suas características históricas, o Parque recebe pessoas com deficiência, principalmente pessoas com deficiência visual, esse público pode usufruir do "Jardim Sensorial".

O papel de um jardim sensorial num jardim botânico transcende o espaço terapêutico e se ancora na inclusão social da pessoa com deficiência. Apesar do conceito de inclusão ser amplamente adotado a sua vivência prática não tem sido respeitado. Uma instituição governamental com um espaço público não pode se furtar a dar respostas e se modificar frente às necessidades de integrantes da sociedade.

O Jardim Sensorial é composto por várias espécies de plantas como por exemplo:

1-Orégano Origanum vulgare
2-Manjericão Ocimum basilicum
3-Alecrim Rosmarinus officinalis...etc.

Quem for ao Jardim Botânico não deixe de conferir o Jardim Sensorial 

Post do grupo: Eliete, Elisete, Margarida, Maria José

Link relacionado:

quarta-feira, 23 de março de 2011

A alma dos diferentes


A Alma dos Diferentes


Diferente não é quem pretenda ser. Esse é um imitador do que ainda não foi imitado, nunca um ser diferente.

Diferente é quem foi dotado de alguns mais e de alguns menos em hora, momento e lugar errados para os outros. Que riem de inveja de não serem assim, e de medo de não agüentar, caso um dia venham a ser. O diferente é um ser sempre mais próximo da perfeição.

O diferente nunca é um chato. Mas é sempre confundido por pessoas menos sensíveis e avisadas. Supondo encontrar um chato onde está um diferente, talentos são rechaçados; vitórias, adiadas; esperanças, mortas.

Um diferente medroso, este sim, acaba transformando-se num chato. Chato é um diferente que não vingou.

Os diferentes muito inteligentes percebem porque os outros não os entendem. Os diferentes raivosos acabam tendo razão sozinhos, contra o mundo inteiro. Diferente que se preza entende o porquê de quem o agride. Se o diferente se mediocrizar, mergulhará no complexo de inferioridade.

O diferente paga sempre o preço de estar - mesmo sem querer - alterando algo, ameaçando rebanhos, carneiros e pastores. O diferente suporta e digere a ira do irremediavelmente igual, a inveja do comum, o ódio do mediano.

O verdadeiro diferente sabe que nunca tem razão, mas que está sempre certo.

O diferente começa a sofrer cedo, já no primário, onde os demais, de mãos dadas, e até mesmo alguns adultos, por omissão, se unem para transformar o que é peculiaridade e potencial em aleijão e caricatura. O que é percepção aguçada em: "Puxa, fulano, como você é complicado". O que é o embrião de um estilo próprio em: "Você não está vendo como todo mundo faz?"

O diferente carrega desde cedo apelidos e marcações, os quais acaba incorporando. Só os diferentes mais fortes do que o mundo se transformaram (e se transformam) nos seus grandes modificadores.

Diferente é o que vê mais longe do que o consenso. O que sente antes mesmo dos demais começarem a perceber. Diferente é o que se emociona enquanto todos em torno agridem e gargalham.

É o que engorda mais um pouco; chora onde outros xingam; estuda onde outros burram. Quer onde outros cansam; espera de onde já não vem; sonha entre realistas; concretiza entre sonhadores. Fala de leite em reunião de bêbados; cria onde o hábito rotiniza; sofre onde os outros ganham.

Diferente é o que fica doendo onde a alegria impera. Aceita empregos que ninguém supõe. Perde horas em coisas que só ele sabe importantes. Engorda onde não deve. Diz sempre na hora de calar. Cala nas horas erradas. Não desiste de lutar pela harmonia. Fala de amor no meio da guerra. Deixa o adversário fazer o gol, porque gosta mais de jogar do que de ganhar.

Ele aprendeu a superar o riso, o deboche, o escárnio, e a consciência dolorosa de que a média é má porque é igual.

Os diferentes aí estão: enfermos, paralíticos, machucados, engordados, magros demais, cegos, inteligentes em excesso, bons demais para aquele cargo, excepcionais, narigudos, barrigudos, joelhudos, de pé grande, de roupas erradas, cheios de espinhas, de mumunha, de malícia ou de baba. Aí estão, doendo e doendo, mas procurando ser, conseguindo ser, sendo muito mais.

A alma dos diferentes é feita de uma luz além. Sua estrela tem moradas deslumbrantes que eles guardam para os pouco capazes de os sentir e entender. Nessas moradas estão tesouros da ternura humana dos quais só os diferentes são capazes. Não mexa com o amor de um diferente. A menos que você seja suficientemente forte para suportá-lo depois.

 

                                                                          Artur da Távora


Post individual: Elisete Sato

www.bengalalegal.com/diferentes.php

segunda-feira, 21 de março de 2011

Acesso livre para todos

...

Tendo como missão tornar a arte contemporânea brasileira acessível ao maior número possível de pessoas, o MAM-SP considera fundamental que todas as pessoas que desejem entrar em contato com a arte, independente de sua condição física, social ou psíquica, percebam e sintam realmente que esse universo lhes pertence.Com esse intuito, a Área de Acessibilidade do MAM-SP cuida que o museu seja um espaço sem barreiras, sejam elas físicas, sensoriais ou intelectuais.
O MAM está com inscrições abertas para cursos que acontecerão no primeiro semestre de 2011.
Imagem e Percepção.O curso propõe reflexões sobre a imagem com trocas de conhecimento entre alunos cegos, de baixa visão e videntes. As atividades têm como base referências artísticas e partem de experiências sensoriais e da produção de imagens com técnicas experimentais. O curso busca estimular a percepção dos alunos e construir um processo criativo utilizando a fotografia.
Horário: Segundas-feiras – 10h às 12h30
Início: 22/03
Coordenação: Karina Bacci

Post do grupo: Eliete, Elisete, Margarida, Maria José


http://www.midiace.com.br/index.php?conteudo=noticias&cod=53

quarta-feira, 16 de março de 2011

Acessibilidade em São Paulo

...


Remendo em uma calçada da Av. Paulista

A falta de acessibilidade nas calçadas está presente em todas as cidades do Brasil. Infelizmene não temos a cultura de “adequar para o outro passar”.
Aqui em São Paulo a vereadora Mara Gabrilli escreveu a lei municipal 14.675, sancionada
Por meio deste programa, a Prefeitura de São Paulo vai reformar trechos de calçadas chamados de Rotas Estratégicas e de Segurança. Essas áreas vão compreender os principais serviços oferecidos nos bairros como escolas, bancos, correios, postos de saúde, paradas de embarque e desembarque de passageiros.
As rotas são determinadas a partir de um sistema logístico de base de dados elaborado e gerido pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura. Até agora foram readequados mais de 300 quilômetros de calçadas e a cada trimestre a SMPED publica, em conjunto com a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, os novos trechos que serão reformados.
Ótima iniciativa, acessibilidade é um direito do cidadão.
Recomendo para todas as cidades!

 Post do grupo: Eliete, Elisete, Margarida, Maria José 

Link relacionado:

segunda-feira, 14 de março de 2011

Com os dedos e o coração, pedagoga ‘vê’ desfile da Rosas


A pedagoga Ana Cláudia Domingos, 41 anos, perdeu a visão há quatro anos, devido a uma doença degenerativa. Ao lado de outros 14 deficientes visuais, a experiência foi possibilitada por um projeto da prefeitura em parceria com a Fundação Dorina Nowill e o complexo Educacional FMU, realizado este ano.
Eles acompanharam o desfile da Rosas de Ouro, de um camarote no Anhembi. A passagem da escola foi narrada e transmitida pelas caixas de som do local. Além dessa narração, o projeto ainda construiu, para que tateassem, uma maquete idêntica ao principal carro alegórico da escola, um dragão de 14 metros de altura, ovacionado na avenida.
Conforme as alas passavam, os participantes do projeto recebiam nas mãos as bonecas que trajavam fantasias iguais às usadas no desfile, com os mesmos tecidos e a mesma riqueza de detalhes.
Camilla Harume 31, também estreante no sambódromo, e seu namorado Anderson Farias 32, ambos deficientes visuais, aprovaram. “Foi uma ótima forma de nos incluir na festa”, disse ele.
BEDINELLI, Talita. Com os dedos e o coração, pedagoga “vê” desfile da Rosas. Folha de São Paulo, são Paulo, p. 1C, 6 mar. 2011.


Post do Grupo: Eliete, Elisete, Margarida, Maria José


quarta-feira, 2 de março de 2011

Política de privacidade

 
1. Permitir ao usuário o acesso livre para pesquisa e navegação.

2. Proteger a privacidade dos usuários.

 3. Usar as informações como forma de conhecimento.

 4. Não utilizar os serviços de site para difamar, denegrir ou faltar com a ética aos propósitos  deste Blog.

 5. Blog livre, porém, devendo o usuário ter responsabilidade com o assunto que postar.



 

terça-feira, 1 de março de 2011

BEM VINDO AO BLOG DE^PASSAGEM


Este Blog é dedicado a todos que de alguma forma portam uma necessidade especial e aos interessados neste assunto.



 
Licença Creative Commons
A obra De^Passagem de Blog foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em passagemparatodos.blogspot.com.